A JSD de Sintra considera que o recente comunicado da concelhia de Sintra do Partido Socialista, divulgado esta semana, dia 19 de outubro de 2020, a propósito do prejuízo dos SMAS no 1º Semestre do ano de 2020, anteriormente denunciado pelos Vereadores do PSD na última Reunião de Câmara de Sintra, constitui uma tentativa falhada de justificar a má gestão do Dr. Basílio Horta, enquanto Presidente do Conselho de Administração daquele Serviço Público Municipal.

Ao contrário das afirmações escritas em tal comunicado, fazer oposição não é o “vale tudo”, mas sim apresentar a verdade e apresentação de demais propostas que se podem refletir numa qualidade de vida de todos os Munícipes do Concelho de Sintra.

Os Sintrenses não merecem a mentira e a tentativa de aligeirar as devidas responsabilidades, mas unicamente transparente verdade:

·       Sim, é verdade que o prejuízo dos SMAS é de 3,545 milhões de euros na primeira metade deste ano;

·       Sim, é verdade que o prejuízo dos SMAS não se deve na totalidade à redução na fatura da água por 2 meses;

·       Sim, é verdade que os Vereadores do PSD propuseram o prolongamento da redução até ao fim do presente ano. A pandemia ainda existe e está constantemente a afetar milhares de Sintrenses;

·       Sim, é verdade que as faturas da água têm apresentado valores anormalmente elevados, cuja situação foi identificada pelo PSD em Reunião de Câmara e em sede de Assembleia Municipal, pelo Deputados Municipais deste mesmo Partido.

·       Sim, é verdade que os Vereadores e Deputados Municipais do PSD têm constantemente alertado e denunciado a falta de estratégia na recolha resíduos sólidos, visível por todos e em todo o Concelho;

·       Sim, é verdade que a quanto da Prestação de Contas de 2018, levada a Reunião de Câmara a 9 de Abril, os Vereadores lamentaram a falta de estratégia e investimento para com o incentivo à Reciclagem;

·       Sim, é verdade que também a 9 de abril, os Vereadores denunciavam a nunca recolha dos RUB – Resíduos Urbanos Biodegradáveis, contrariamente ao Concelhos vizinhos;

·       Sim, é verdade que os Vereadores do PSD têm procurado fazer uma oposição firma e responsável à gestão totalitarista da maioria socialista na Câmara Municipal de Sintra.

·       Sim, é verdade que o Presidente da CM Sintra, na sessão de Assembleia Municipal de 06/11/2017, teve a seguinte declaração: “E acredito que o serviço público vai ser prestado pelo SMAS melhor do que estava antes.”, sem que isso tenha acontecido na sua realidade.

Por tudo isto, a JSD de Sintra lança um desafio ao PS e ao Dr. Basílio Horta para que desminta se há ou não uma falta de estratégia sustentável e um prejuízo nas contas dos SMAS?

JSD Sintra.