Hora do Planeta 2020

28 de Março das 20h30 às 21h30

No próximo Sábado, dia 28 de Março entre as 20h30 e as 21h30 não te esqueças de participar na Hora do Planeta!

Esta iniciativa que começou na cidade de Sidney em 2007 começou a ser preparada em 2004 após a World Wide Fund for Nature (WWF) Austrália se juntar à agência publicitária Leo Burnett Sydney para discutir ideias de como envolver o povo Australiano na questão das alterações climáticas.

Com o apoio da Fairfax Media e da até aos dias de hoje Lord Mayor de Sidney Clover Moore a ideia foi aprovada em 2006 tendo sido então realizada pela primeira vez no dia 31 de Março de 2007.

Em Outubro do mesmo ano San Francisco teve o seu próprio programa Lights Out que incentivou a WWF a planear uma Hora do Planeta a nível mundial em 2008, tendo-se depois espalhado por mais 187 países e repetindo-se todos os anos, 2020 não será excepção.

Não deixes que a quarentena te impeça de ajudar o planeta e junta-te aos mais de 100 municípios que participarão. Este ano Sintra dará o seu contributo desligando por estes 60 minutos 85% da iluminação pública e ainda alguns dos monumentos mais importantes do município: Palácio da Pena, Palácio de Monserrate, Castelos dos Mouros, Palácio Nacional e Sintra e Edifícios dos Paços do Concelho.

 

Para te ajudar deixamos algumas sugestões da WWF e da JSD Sintra:

  • Ver um filme de terror com tudo apagado
  • Um jantar romântico à luz das velas
  • Acompanha o programa online da Hora do Planeta com várias iniciativas, Q&A, concertos
  • Testa os teus dotes fotográficos com sessões fotográficas à tua família, com luz reduzida ou à luz das velas
  • Se te sentires musical pega na guitarra e dá um pequeno concerto acústico, podes colaborar com os teus vizinhos para alegrar o bairro
  • Aproveita esta hora sem distracções para Yoga ou outro exercício físico

 

 

Com as crianças:

  • Acampar na sala, volta aos tempos de infância e cria um forte ou uma cabana com almofadas e lençóis, para entrar no mood aproveita para contar histórias à luz da lanterna
  • Faz o teu próprio espetáculo de sombras chinesas; Podes juntar esta ideia à sugestão de baixo;
  • Faz origami com as crianças, para além de entreter tem uma séries de benefícios a nível do desenvolvimento

(Ajuda a desenvolver a coordenação mãos-olhos e a motricidade fina; Estimula a concentração; Activa a memória; Desenvolve a paciência; Incentiva a imaginação; Promove os conceitos espaciais e desenvolve o pensamento lógico e matemático; É muito útil para o tratamento de certos transtornos como o TDAH, hiperatividade ou dislexia)