Debate sobre politicas autarquicas e locais no Open Day de Abril


Realizou-se na passada sexta-feira mais um OpenDay da JSD Sintra na sede da concelhia do PSD Sintra. Desta vez contou com a presença do Rui Castelhano, um dos militantes mais ativos na concelhia de Sintra desde os anos 90. O seu acumular de experiência ao longo dos vários anos de participação política ativa, onde se destacam três mandatos como presidente da junta de freguesia de Agualva, e mais de uma dezena de anos como deputado da Assembleia Municipal de Sintra, deu muito pano para mangas para a conversa envolvente que se realizou neste evento.

Após uma breve apresentação do seu passado, foi feito um enquadramento comparativo com a realidade atual que o PSD enfrenta em Sintra e nas várias freguesias, deixando claro o desafio que o partido tem pelas mãos nestes próximos dois anos até às próximas eleições autárquicas. Esta reflexão foi reforçada com a presença de uma outra deputada independente da Assembleia Municipal de Sintra que esteve presente no dia. Com a maioria absoluta do partido socialista no município de Sintra, todas as medidas que se queiram propor de melhoria deste concelho têm de ser elaboradas com elevado grau de circunspecção e planeamento para não serem facilmente “despachadas” em momento deliberativo.

Para além de histórias passadas, foi reforçado o conhecimento sobre políticas locais, mais concretamente sobre quais as funções e responsabilidade de um deputado municipal, quais os trabalhos efetuados ao longo de um mandato, quais as principais diferenças entre uma reunião de câmara e uma assembleia municipal, qual o enquadramento das prioridades de uma junta face ao que se pode propor numa assembleia municipal, etc. Certamente que todas as pessoas presentes conseguiram solidificar o óbvio que às vezes não é assim tão óbvio.

Pelo meio e até ao fim do debate várias foram as impressões trocadas sobre de facto quais as formas mais eficazes de abordar uma determinada temática que precisa de revisão de forma a evitar erros do passado. Ficou bem vincado a necessidade de o partido estar bem presente e distribuído a nível local de forma a conseguir-se captar a realidade como um todo e propor medidas mais coesas, oportunas e de maior valor acrescentado à sociedade.

Encerramento da conversa com vontade de repetir. Venha o próximo!

Notícia produzida por Jerónimo Duarte