Uma experiência de participação na vida política

No passado ano letivo, 2017/2018, ocorreu mais um projeto da “Assembleia Municipal Jovem” (AMJ) no Município de Sintra, tendo como seus participantes a Leonor Paulo e o Vítor Macias, dois dos mais novos militantes da JSD Sintra.

Esta é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela Assembleia Municipal de Sintra, como acontece em outros Concelhos, que se destina a jovens/ alunos dos 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

A AMJ visa a promoção de valores da cidadania e participação, junto da população jovem do concelho de Sintra, tendo como seus principais objetivos sensibilizar os jovens para questões do poder local no âmbito das atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos respetivos órgãos. Por outro lado, proporcionar aos jovens deputados uma experiência da participação em processos eleitorais. E ainda, aproximar os jovens dos eleitos locais.

Tendo em conta tudo aquilo que foi referido, pedimos aos nossos jovens militantes que falassem um pouco dessa experiência como jovens deputados, ao qual referiram que ambos iniciaram o seu percurso na AMJ no ensino básico e terminaram no secundário. Desde logo perceberam que era sempre uma experiência extremamente enriquecedora para as suas vidas futuras, e nomeadamente, uma experiência que aconselham as todos os alunos para criarem aptidões como autonomia, cidadania e tornarem cidadãos ativos na vida política do seu quotidiano, entre outros aspetos.

Com a participação sucessiva neste projeto, puderam ser cidadãos pró-ativos na política do seu Conselho. Por outro lado, tiveram a oportunidade de aprender com deputados municipais, a forma mais correta de apresentar uma proposta de medidas sólidas e concretizáveis, ou por outras palavras, a conseguir transpor um projeto piloto do papel para a sua concretização no quotidiano. Deste modo, tiveram de criar um poder de argumentação extremamente apurado, visto que não podia ser contestado pelos outros Deputados.

Em suma, este tipo de iniciativas são extremamente importantes para que os jovens se envolvam ativamente na política do seu Conselho. Visto que, é importante para os jovens adquirirem conhecimentos acerca da atividade política aplicada no meio onde vivem e no seu país, e para além do mais, este tipo de projetos tem como foco criar o gosto e interesse pela política. E tendo em conta que a política alargar os nossos horizontes e as nossas faculdades.

Tanto que o projeto AMJ 2017/ 2018 acabou por dar a oportunidade aos alunos envolvidos de visitarem a cidade de Bruxelas com uma visita guiada ao Parlamento Europeu. Deste modo, os alunos em questão puderam conhecer e aprender como funciona a política europeia.

É possível obter  todas informações acerca da AMJ no seguinte site : assembleiamunicipal.cm-sintra.pt

Artigo elaborado por Leonor Paulo e o Vítor Macias.
17 e 18 anos

#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}