JSD Sintra apresenta Moção sobre Habitação Jovem

No passado dia 23 de Junho, a JSD Sintra apresentou ao Congresso Distrital da JSD de Lisboa, uma Moção sobre um tema que consideramos de crucial importância para a vida dos jovens portugueses: a Habitação Jovem.

Tendo em conta o peso do custo com habitação no orçamento de um jovem e a escalada de preços, quer no arrendamento, quer na compra (com foco particular em Lisboa) foram apresentadas as seguintes propostas:

  1. Orientação para uma estratégia de aumento da oferta sustentável de habitações – através de incentivos ao investimento em sede de redução da carga fiscal;
  2. Plano de reabilitação de edifícios públicos devolutos para disponibilização de rendas controladas;
  3. Disponibilização de uma linha de crédito isenta de juros por parte das entidades públicas para colmatar a carência de meios dos jovens em pagar uma entrada inicial na compra de habitação por via de empréstimo bancário.

Consideramos que autonomia passa por ter uma vida independente que é ter uma habitação própria e as propostas apresentadas esperam contribuir nesse sentido.

A Moção foi elaborada e apresentada pelo Coordenador do Gabinete de Estudos da JSD Sintra, Marco Timóteo, tendo sido Aprovada por larga maioria. 

 

Podes consultar aqui a Moção na integra: